LAER ENGENHARIA – Reforço de laje de apartamento com fibra de carbono – Acréscimo de sobrecarga de utilização

LAER ENGENHARIA – Reforço de laje de apartamento com fibra de carbono – Acréscimo de sobrecarga de utilização

Reforço estrutural com fibra de carbono executado em outubro/2015:

O adquirente de um apartamento duplex situado em São Paulo-SP contratou uma construtora para reformar e incrementar seu apartamento. A reforma contemplou também a transformação da laje de cobertura do segundo pavimento do apartamento (cobertura do edifício) em pavimento para a realização de eventos e, após a verificação analítica estrutural, foi elaborado projeto de reforço da referida estrutura para receber uma sobrecarga de utilização maior que aquela que fora projetada originalmente.

A laje de cobertura reforçada era estruturada como “laje nervurada do tipo caixão perdido”. As nervuras principais e secundárias (ambas embutidas e ocultas) foram reforçadas com tecido de fibra de carbono cortados em faixas de largura variando entre 5 e 15 cm.

O substrato foi preparado mediante lixamento mecânico para remoção de material de baixa resistência superficial e abertura de poros. Irregularidades e desnivelamentos superficiais foram corrigidos com a aplicação de argamassa epoxídica. Sequencialmente foi efetuada a aplicação de primer epoxídico, aplicação de resina saturante epoxi (cor azul) para aderir fibra de carbono, aplicação da fibra de carbono (cor preta) e saturação da mesma com resina saturante epoxi (cor azul).

Superfícies regularizadas com argamassa epoxídica.
Tecido de fibra de carbono cortado e etiquetado para aplicação no reforço estrutural.
Reforço com fibra de carbono realizado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.