Na implantação de uma nova unidade de uma famosa rede de fast-food em São Paulo-SP foi necessária a criação de vários furos para a passagem de tubulações na laje existente. A laje, com dimensões em planta de aproximadamente 6 m x 21 m, era constituída por concreto armado maciço. Os 14 furos a realizar com medidas variáveis, porém em média 70 cm x 40 cm, fragilizariam a referida laje, motivo pelo qual foi contratado um projeto de reforço estrutural e foram estudas alternativas de reforço da mesma. Descartadas as opções que seriam incompatíveis com o projeto arquitetônico, ficaram remanescentes 2 soluções:
OPÇÃO A: Corte parcial das bordas dos furos, ancoragens de barras de aço com epoxi e reforço com microconcreto fluído, engrossando as bordas.
OPÇÃO B: Reforço das bordas dos furos com fibra de carbono.
Na implantação de uma nova unidade de uma famosa rede de fast-food em São Paulo-SP foi necessária a criação de vários furos para a passagem de tubulações na laje existente. A laje, com dimensões em planta de aproximadamente 6 m x 21 m, era constituída por concreto armado maciço. Os 14 furos a realizar com medidas variáveis, porém em média 70 cm x 40 cm, fragilizariam a referida laje, motivo pelo qual foi contratado um projeto de reforço estrutural e foram estudas alternativas de reforço da mesma. Descartadas as opções que seriam incompatíveis com o projeto arquitetônico, ficaram remanescentes 2 soluções:
A laje foi escorada em conformidade com a locação dos escoramentos previstos em projeto de reforço estrutural e os furos foram locados por cima da laje. Posteriormente, com a utilização de equipamento rotativo de perfuração dotado de serra-copo diamantada, vários furos contíguos menores foram realizados para criação de uma passagem de tubulação.
As bordas dos furos (passagens de tubulações) foram esquadrejadas removendo-se as pontas salientes de concreto e efetuada regularização com graute (argamassa fluída de alta resistência inicial e final).
Após a realização dos reforços a face inferior da laje foi emassada com massa corrida e pintada. Os reforços ficaram imperceptíveis.
O reforço foi realizado em julho/2016.