Reforço Estrutural de estrutura constituída em concreto armado com fibra de carbono.
Na implantação de uma nova unidade de uma famosa rede de clínicas em Nova Iguaçu-RJ, em dezembro/2017, foi necessário reforçar a estrutura de lajes e vigas de um andar de edifício visando a implantação de equipamentos de tomografia e ressonância magnética.
Tratava-se de um edifício para uso comercial, cuja estrutura foi construída em concreto armado (vigas e pilares). As lajes são pré-fabricadas do tipo lajota + vigota.
O projeto estrutural de reforço para a nova sobrecarga de utilização com novos equipamentos especificou reforços em lajes e vigas.
As faces inferiores das lajes (vigotas das lajes) foram reforçadas com tecido de fibra de carbono de gramatura 300 g/m², resistência à tração 3800 MPa, espessura nominal 0,176 mm e Módulo de Elasticidade 240 GPa, em faixas de 10 cm de largura (grafado em verde no projeto da figura 1).
As faces inferiores de vigas e algumas faces laterais foram reforçadas com laminado de fibra de carbono com espessura 1,4 mm, resistência à tração 2800 MPa, espessura nominal 1,4 mm e Módulo de Elasticidade 168 GPa e com largura 10 cm (grafado em azul e vermelho no projeto apresentado na figura 1).
O reforço estrutural foi realizado em apenas 12 dias.
Reforços com fibra de carbono, como o apresentado acima, podem ser aplicados em estruturas de concreto armado para modificação do esquema estático, assim como incremento de cargas de serviço, melhoria na capacidade de carga para redução de deformações, absorção de vibrações ou reforço sísmico e também na reparação de erros de panejamento, execução ou projeto.
As grandes vantagens de reforços com fibra de carbono são:
peso próprio baixo;
pequenas espessuras;
aplicação econômica, quando comparado com outros sistemas de acréscimos de espessuras de concreto armado;
pequenos prazos para a implantação do reforço;
elevadas resistências à tração e módulo de elasticidade;
Excelente comportamento a fadiga e resistente a corrosão;