Quando desejamos reforçar uma estrutura nova ou antiga, constituída por concreto armado, para receber novos carregamentos, mudanças de usos, novos equipamentos, uma das alternativas para o reforço é o uso do sistema de fibra em carbono, pois este possui algumas vantagens em relação a outros sistemas de reforços (acréscimo de seção de concreto armado, adição de perfis metálicos):
1. ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA
Devido a elevada resistência mecânica (resistência à tração) e elevado módulo de deformação, o reforço estrutural com fibra de carbono substitui a necessidade do aço sob tração com grande vantagem geométrica: menores seções transversais de peças reforçadas com FRP, que quando comparadas com outros sistemas de reforço.
2. EXCELENTE RESISTÊNCIA QUÍMICA
A FRP resiste quimicamente a todos os tipos de ataques químicos.
3. RAPIDEZ NA APLICAÇÃO DO REFORÇO
Enquanto o concreto armado necessita de 28 dias para cura, ganho de resistência e módulo de deformação requeridos em projeto, a FRP necessita apenas de 7 dias para cura completa. O uso da FRP chega a reduzir 70% do prazo de um reforço estrutural em decorrência da rápida cura.
4. MENORES CUSTOS DE REFORÇOS
Quando o custo do reforço de FRP é comparado com reforço mediante acréscimo de seção com concreto armado, o custo do reforço com FRP chega a reduzir em até 60% o reforço estrutural, dependendo das peculiaridades do reforço.